[Eu li] Olhos Prateados

Livro I da trilogia Five Nights at Freddy's






NOME: Olhos Prateados
AUTOR: Scott Cawthon, Kira Brees Wrisley
PÁGINAS: 368
EDITORA: Intrínseca
ANO: 2017

GÊNERO: Infantojuvenil, Jovem Adulto, Literatura Estrangeira










SINOPSE: No popular videogame criado por Scott Cawthon, o jogador assume o papel de um segurança contratado para tomar conta de uma pizzaria durante a noite, enquanto os animatrônicos perambulam e ganham ímpeto violento. Mas o mistério por trás dessas criaturas e dos assassinatos que ocorreram ali nunca foi desvendado... até agora. Olhos prateados extrapola o universo que conquistou fãs no mundo todo e traz à tona os medos mais obscuros que só brinquedos sinistros são capazes de provocar.
O primeiro livro da trilogia Five Nights at Freddy’s leva o leitor ao mundo de Charlie, uma adolescente que volta para sua cidade natal quando é convidada para participar de uma homenagem a um de seus amigos de infância, morto dez anos atrás, em circunstâncias misteriosas, dentro da pizzaria do pai dela.
Tomados pela nostalgia e determinados a desvendar o crime jamais solucionado, Charlie e seus amigos acabam voltando à pizzaria, agora totalmente abandonada. Eles logo vão descobrir que as coisas lá dentro não são mais as mesmas. Os quatro animatrônicos mudaram. Os bonecos que antes encantavam as crianças agora guardam um segredo sombrio... e um plano mortal.


Olá a todos! Como estão? ;D Venho trazer mais uma resenha e minha sincera opinião sobre mais uma obra... Vamos lá?!

Olhos Prateados é o primeiro livro de uma trilogia, até então confirmada pelo autor. É também, uma obra a parte que expande o universo do tão conhecido e famoso jogo Five Nights at Freddy's, de Scott Cawthon. No game, um survival horror, você assume o papel de um segurança contratado para tomar conta de uma pizzaria no turno da noite, enquanto bonecos robôs perambulam e ganham ímpeto assassino. Você deve sobreviver da 00:00 (12:00 AM) até as 6:00 (6:00 AM) usando portas e outras ferramentas para se defender dos bichos.

Neste primeiro volume acompanhamos Charlie e seus amigos de infância, que voltaram a cidade natal para homenagear Michael, desaparecido dentro da pizzaria de seu pai dez anos antes. É revivendo os bons momentos que tiveram na cidade, tentando esquecer um pouco do clima pesado e de luto que se encontravam, que o grupo de amigos tiveram a ideia de voltar ao local onde antes ficava a tão famosa Pizzaria Freddy Fazbear's. O que eles não esperavam era encontrar a tão viva e nostálgica Freddy's isolada no interior de um shopping abandonado.
Charlie, Jessica, Marla, Jason, John, Carlton e Lamar, levados pela empolgação e curiosidade, continuaram a visitar a pizzaria por mais algumas noites
 – levados pela adrenalina , até serem obrigados a voltar quando algo acontece: O amigo Carlton ser abraçado para a escuridão. 

"Tome cuidado", alertara a tia. "Tem certas coisas, certas memórias,
que é melhor não desenterrar."
Pág. 43

Toda a narrativa da trama é bem leve e juvenil. Narrado em 3º pessoa, o autor nos mostra o desenvolvimento do caso na visão de "vários" personagens. Cenas, lembranças em flashbacks, são acrescentadas a história, revelando acontecimentos importantes e que vão se encaixando no decorrer do livro. Há um misto de mistério e agonia, mas nada muito pesado. A descrição de cenários são elevadas e certos diálogos divertidos. É um livro bem adolescente, naquela pegada de seriado americano com um pouquinho de terror.

– Eu acredito – interveio Charlie. [...] – Tipo, não em fantasma, mas... nas lembranças.
Acho que elas ficam por aí, sempre no mesmo lugar, mesmo que não tenha mais ninguém lá. "

Pág. 76


Sou um tanto suspeita para dar minha opinião em relação a este livro, pois sou uma grande fã da série (morro de medo do game, haha). Mas mesmo assim, digo que o livro alimentou minhas expectativas e ansiedade. Claro que, confesso, também ter esperado mais do terror em si e alguns (mais) assassinatos (mds Jeni!), porém, tudo que vi foi uma história até que "cautelosa", vamos se dizer assim. Como eu disse, o mistério e a agonia estão presentes em muitas das cenas (fiquei com o coração a mil quando os animatrônicos começaram a se pronunciar), então posso dizer que foi uma leitura muito boa. Além de ter uma "nova história" bem elaborada, muitas das perguntas que tantos fazíamos (fãs da série) encontraram as suas respostas – Ou quase todas.

 – Tudo bem, Marla? – gritou Charlie. – O que foi? [...]

 – Ele se mexeu! – gritou ela. – Bonnie se mexeu! O que vocês fizeram?
 – Está tudo bem, Marla! – respondeu Jessica, rindo. – Foi a gente que apertou um botão! "
Pág. 111


Olhos Prateados é um ótimo livro, principalmente aos jogadores da franquia, e que com toda certeza vale a pena ser lido. É leve, divertido, empolgante, e que voltará com ainda mais ânimo em seu próximo volume. 


* * * *

Scott Cawthon

é o criador do famoso jogo de terror Five Nights at Freddy's. Embora trabalhe como designer de games, é, antes de tudo, um contador de histórias nato.

* * * *




Um grande abraço a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário